CORPO GESTOS E MOVIMENTOS:
Com o corpo (por meio dos sentidos, gestos,
movimentos impulsivos ou intencionais, coordenados ou espontâneos), as
crianças, desde cedo, exploram o mundo, o espaço e os objetos do seu entorno,
estabelecem relações, expressam-se, brincam e produzem conhecimentos sobre si,
sobre o outro, sobre o universo social e cultural, tornando-se,
progressivamente, conscientes dessa corporeidade.
Por meio das diferentes linguagens, como a
música, a dança, o teatro, as brincadeiras de faz de conta, elas se comunicam e
se expressam no entrelaçamento entre corpo, emoção e linguagem. As crianças
conhecem e reconhecem as sensações e funções de seu corpo e, com seus gestos e
movimentos, identificam suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo, ao
mesmo tempo, a consciência sobre o que é seguro e o que pode ser um risco à sua
integridade física. Na Educação Infantil, o corpo das crianças ganha
centralidade, pois ele é o partícipe privilegiado das práticas pedagógicas de
cuidado físico, orientadas para a emancipação e a liberdade, e não para a
submissão.
Assim, a instituição escolar precisa promover
oportunidades ricas para que as crianças possam sempre animadas pelo espírito
lúdico e na interação com seus pares, explorar e vivenciar um amplo repertório
de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo, para descobrir
variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo (tais como sentar com
apoio, rastejar, engatinhar, escorregar, caminhar apoiando-se em berços, mesas
e cordas, saltar, escalar, equilibrar-se, correr, dar cambalhotas, alongar-se
etc.).
SÍNTESE DE APRENDIZAGENS:
-
Reconhecer a
importância de ações e situações do cotidiano que contribuem para o cuidado de
sua saúde e a manutenção de ambientes saudáveis.
-
Apresentar
autonomia nas práticas de higiene, alimentação, vestir-se e no cuidado com seu
bem-estar, valorizando o próprio corpo.
-
Utilizar o corpo
intencionalmente (com criatividade, controle e adequação) como instrumento de
interação com o outro e com o meio.
-
Coordenar suas
habilidades manuais.
OBJETIVOS DE APRENDIZAGENS E DESENVOLVIMENTO:
Bebês
(zero a 1 ano e 6 meses)
|
Crianças bem pequenas
(1 ano e 7 meses a 3 anos e 11
meses)
|
Crianças pequenas
(4 anos a 5 anos e 11 meses)
|
(EI01CG01) Movimentar as partes do corpo
para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos.
|
(EI02CG01) Apropriar-se de gestos e
movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras.
|
(EI03CG01) Criar com o corpo formas
diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas
situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música.
|
(EI01CG02) Experimentar as possibilidades
corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e
desafiantes.
|
(EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço,
orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro,
fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes
naturezas.
|
(EI03CG02) Demonstrar controle e adequação
do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias,
atividades artísticas, entre outras possibilidades.
|
(EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de
outras crianças, adultos e animais.
|
(EI02CG03) Explorar formas de deslocamento
no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo
orientações.
|
(EI03CG03) Criar movimentos, gestos,
olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança,
teatro e música.
|
(EI01CG04) Participar do cuidado do seu
corpo e da promoção do seu bem-estar.
|
(EI02CG04) Demonstrar progressiva
independência no cuidado do seu corpo.
|
(EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado
relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência.
|
(EI01CG05) Utilizar os movimentos de
preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de
diferentes materiais e objetos.
|
(EI02CG05) Desenvolver progressivamente as
habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar,
folhear, entre outros.
|
(EI03CG05) Coordenar suas habilidades
manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações
diversas.
|
*FONTE: BNCC