sábado, 9 de abril de 2022
domingo, 20 de março de 2022
domingo, 13 de março de 2022
15 DE MARÇO - DIA DA ESCOLA
A escola
“Escola é… o lugar onde se faz amigos nao se trata só de prédios, salas, quadros, programas, horários, conceitos...
Escola é, sobretudo, gente, gente que trabalha, que estuda, que se alegra, se conhece, se estima.
O diretor é gente, o coordenador é gente, o professor é gente, o aluno é gente, cada funcionário é gente.
E a escola será cada vez malhor na medida em que cada um se comporte como colega, amigo, irmao.
Nada de ´ilha cercada de gente por todos os lados´.
Nada de conviver com as pessoas e depois descobrir que nao tem amizade a ninguém nada de ser como o tijolo que forma a parede, indiferente, frio, só.
Importante na escola nao é só estudar, nao é só trabalhar, é tambén criar laços de amizade, é criar ambiente de camaradagem, é conviver, é se ´amarrar nela´!
Ora, é lógico... numa escola assim vai ser fácil estudar, trabalhar, crescer, fazer amigos, educar-se, ser feliz”
Paulo Freire
sábado, 5 de fevereiro de 2022
quinta-feira, 21 de outubro de 2021
Campo de Experiência - Corpo Gestos e Movimentos
CORPO GESTOS E MOVIMENTOS:
Por meio das diferentes linguagens, como a
música, a dança, o teatro, as brincadeiras de faz de conta, elas se comunicam e
se expressam no entrelaçamento entre corpo, emoção e linguagem. As crianças
conhecem e reconhecem as sensações e funções de seu corpo e, com seus gestos e
movimentos, identificam suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo, ao
mesmo tempo, a consciência sobre o que é seguro e o que pode ser um risco à sua
integridade física. Na Educação Infantil, o corpo das crianças ganha
centralidade, pois ele é o partícipe privilegiado das práticas pedagógicas de
cuidado físico, orientadas para a emancipação e a liberdade, e não para a
submissão.
Assim, a instituição escolar precisa promover oportunidades ricas para que as crianças possam sempre animadas pelo espírito lúdico e na interação com seus pares, explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo, para descobrir variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo (tais como sentar com apoio, rastejar, engatinhar, escorregar, caminhar apoiando-se em berços, mesas e cordas, saltar, escalar, equilibrar-se, correr, dar cambalhotas, alongar-se etc.).
SÍNTESE DE APRENDIZAGENS:
-
Reconhecer a
importância de ações e situações do cotidiano que contribuem para o cuidado de
sua saúde e a manutenção de ambientes saudáveis.
-
Apresentar
autonomia nas práticas de higiene, alimentação, vestir-se e no cuidado com seu
bem-estar, valorizando o próprio corpo.
-
Utilizar o corpo
intencionalmente (com criatividade, controle e adequação) como instrumento de
interação com o outro e com o meio.
-
Coordenar suas
habilidades manuais.
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11
meses) Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) (EI01CG01) Movimentar as partes do corpo
para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos. (EI02CG01) Apropriar-se de gestos e
movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras. (EI03CG01) Criar com o corpo formas
diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas
situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música. (EI01CG02) Experimentar as possibilidades
corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e
desafiantes. (EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço,
orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro,
fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes
naturezas. (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação
do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias,
atividades artísticas, entre outras possibilidades. (EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de
outras crianças, adultos e animais. (EI02CG03) Explorar formas de deslocamento
no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo
orientações. (EI03CG03) Criar movimentos, gestos,
olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança,
teatro e música. (EI01CG04) Participar do cuidado do seu
corpo e da promoção do seu bem-estar. (EI02CG04) Demonstrar progressiva
independência no cuidado do seu corpo. (EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado
relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência. (EI01CG05) Utilizar os movimentos de
preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de
diferentes materiais e objetos. (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as
habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar,
folhear, entre outros. (EI03CG05) Coordenar suas habilidades
manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações
diversas.
*FONTE: BNCC