CORPO GESTOS E MOVIMENTOS:
Por meio das diferentes linguagens, como a
música, a dança, o teatro, as brincadeiras de faz de conta, elas se comunicam e
se expressam no entrelaçamento entre corpo, emoção e linguagem. As crianças
conhecem e reconhecem as sensações e funções de seu corpo e, com seus gestos e
movimentos, identificam suas potencialidades e seus limites, desenvolvendo, ao
mesmo tempo, a consciência sobre o que é seguro e o que pode ser um risco à sua
integridade física. Na Educação Infantil, o corpo das crianças ganha
centralidade, pois ele é o partícipe privilegiado das práticas pedagógicas de
cuidado físico, orientadas para a emancipação e a liberdade, e não para a
submissão.
Assim, a instituição escolar precisa promover oportunidades ricas para que as crianças possam sempre animadas pelo espírito lúdico e na interação com seus pares, explorar e vivenciar um amplo repertório de movimentos, gestos, olhares, sons e mímicas com o corpo, para descobrir variados modos de ocupação e uso do espaço com o corpo (tais como sentar com apoio, rastejar, engatinhar, escorregar, caminhar apoiando-se em berços, mesas e cordas, saltar, escalar, equilibrar-se, correr, dar cambalhotas, alongar-se etc.).
SÍNTESE DE APRENDIZAGENS:
-
Reconhecer a
importância de ações e situações do cotidiano que contribuem para o cuidado de
sua saúde e a manutenção de ambientes saudáveis.
-
Apresentar
autonomia nas práticas de higiene, alimentação, vestir-se e no cuidado com seu
bem-estar, valorizando o próprio corpo.
-
Utilizar o corpo
intencionalmente (com criatividade, controle e adequação) como instrumento de
interação com o outro e com o meio.
-
Coordenar suas
habilidades manuais.
Bebês (zero a 1 ano e 6 meses) Crianças bem pequenas (1 ano e 7 meses a 3 anos e 11
meses) Crianças pequenas (4 anos a 5 anos e 11 meses) (EI01CG01) Movimentar as partes do corpo
para exprimir corporalmente emoções, necessidades e desejos. (EI02CG01) Apropriar-se de gestos e
movimentos de sua cultura no cuidado de si e nos jogos e brincadeiras. (EI03CG01) Criar com o corpo formas
diversificadas de expressão de sentimentos, sensações e emoções, tanto nas
situações do cotidiano quanto em brincadeiras, dança, teatro, música. (EI01CG02) Experimentar as possibilidades
corporais nas brincadeiras e interações em ambientes acolhedores e
desafiantes. (EI02CG02) Deslocar seu corpo no espaço,
orientando-se por noções como em frente, atrás, no alto, embaixo, dentro,
fora etc., ao se envolver em brincadeiras e atividades de diferentes
naturezas. (EI03CG02) Demonstrar controle e adequação
do uso de seu corpo em brincadeiras e jogos, escuta e reconto de histórias,
atividades artísticas, entre outras possibilidades. (EI01CG03) Imitar gestos e movimentos de
outras crianças, adultos e animais. (EI02CG03) Explorar formas de deslocamento
no espaço (pular, saltar, dançar), combinando movimentos e seguindo
orientações. (EI03CG03) Criar movimentos, gestos,
olhares e mímicas em brincadeiras, jogos e atividades artísticas como dança,
teatro e música. (EI01CG04) Participar do cuidado do seu
corpo e da promoção do seu bem-estar. (EI02CG04) Demonstrar progressiva
independência no cuidado do seu corpo. (EI03CG04) Adotar hábitos de autocuidado
relacionados a higiene, alimentação, conforto e aparência. (EI01CG05) Utilizar os movimentos de
preensão, encaixe e lançamento, ampliando suas possibilidades de manuseio de
diferentes materiais e objetos. (EI02CG05) Desenvolver progressivamente as
habilidades manuais, adquirindo controle para desenhar, pintar, rasgar,
folhear, entre outros. (EI03CG05) Coordenar suas habilidades
manuais no atendimento adequado a seus interesses e necessidades em situações
diversas.
*FONTE: BNCC